Ministro da Cultura visita a Cidade Alta de Olinda no Dia do Frevo

Em comemoração aos 110 anos do Frevo, o ministro da Cultura, Roberto Freire, visitará o Sítio Histórico de Olinda nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, data em que o ritmo que embala os carnavais de Olinda e Recife é celebrado. Na visita, ele se reunirá, às 16h, com o prefeito Professor Lupércio e o secretário municipal de Patrimônio e Cultura Afonso Oliveira para debater investimentos no incentivo do ensino do Frevo na cidade.

Ainda como parte do encontro, o ministro sairá em cortejo, acompanhado de passistas e uma orquestra de frevo, às 17h, até a sede da Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos, localizada no bairro do Carmo, na Cidade Alta de Olinda.

A data do dia 9 de fevereiro é celebrada pelos pernambucanos porque há 110 anos o jornalista Osvaldo de Almeida, que trabalhava no Jornal Pequeno, do Recife, usou pela primeira vez a palavra “Frevo” para se referir a um tipo específico de dança. No entanto, de acordo com o calendário oficial brasileiro, o ritmo também é celebrado todo dia 14 de setembro, data de nascimento do mesmo jornalista.

Declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Frevo é o ritmo que comanda as festas de Carnaval nas ladeiras de Olinda e também pelas ruas do Recife.
Ministro da Cultura visita a Cidade Alta de Olinda no Dia do Frevo Ministro da Cultura visita a Cidade Alta de Olinda no Dia do Frevo Reviewed by Wagner Santos on fevereiro 08, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.