Manaus: dos corpos de presos identificados, 30 foram decapitados, diz polícia

O diretor do DPTC (Departamento de Polícia Técnico Científica) da Polícia Civil do Amazonas, Jeferson Mendes, afirmou, em coletiva a imprensa no IML (Instituto Médico Legal) nesta terça-feira (3) que, dos 60 corpos de detentos mortos na UPP (Unidade Prisional do Puraquequara) e no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), 39 já foram identificados e dez corpos foram liberados para as famílias. Até agora apenas quatro famílias se apresentaram para retirada dos corpos.

Ainda segundo o diretor do DPTC, dos 39 identificados, 30 foram decapitados. Mendes afirmou que o IML está usando como método de identificação dos mortos a análise das arcadas dentárias e impressão digital, além de informações repassadas pelas famílias. Foram 56 mortos no Compaj e quatro na UPP. No total, foram 60 mortos no sistema prisional de Manaus em menos de dois dias. Entre os 39 corpos identificados, 36 são do Compaj e três da UPP.

Até agora, 34 horas após o fim da rebelião, a Polícia Civil e o IML não divulgaram os nomes dos mortos e as famílias permanecem de vigília em frente ao prédio do instituto. De acordo com Mendes, a partir de hoje será montada uma estrutura para atendimento adequado dos familiares dos presos num prédio anexo ao IML com funcionários da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas.

A rebelião em Manaus durou cerca de 17 horas e começou na tarde de domingo (1º). A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas atribuiu o que aconteceu a uma disputa entre as facções rivais FDN (Família do Norte) e PCC (Primeiro Comando da Capital), pelo controle do tráfico de drogas em Manaus. Trata-se da maior matança registrada em presídios desde o massacre do Carandiru, que resultou na morte de 111 presos em 1992, em São Paulo.

Da Uol
Manaus: dos corpos de presos identificados, 30 foram decapitados, diz polícia Manaus: dos corpos de presos identificados, 30 foram decapitados, diz polícia Reviewed by Wagner Santos on janeiro 04, 2017 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.