Estudantes pernambucanos denunciam problemas na divulgação de notas do Enem

A expectativa dos feras para a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio finalmente acabou nesta quarta-feira. Ou melhor, quase. Após a divulgação dos resultados individuais pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), muitos estudantes que fizeram as provas na segunda aplicação em Pernambuco não conseguiram ter acessar aos resultados. 

O Inep garante que disponibilizou as notas de todos os participantes da primeira aplicação, segunda aplicação e do Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade (detentos), mas admitiu que houve uma sobrecarga no portal devido ao grande número de acessos. 

Os estudantes que enfrentam o problema estão se articulando através das redes sociais para cobrar um posicionamento do Inep. A equipe de reportagem entrou em contato com o Ministério da Educação e com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para questionar o transtorno. O MEC informou que a realização do Enem, bem como a divulgação dos resultados é de responsabilidade do Inep. O Instituto assegurou que o transtorno será resolvido até as 20h desta quarta.

Exame Nacional do Ensino Médio

Os resultados do Enem de 2016 foram apresentados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, pela secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães Castro, e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Maria Inês Fini, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, no MEC, em Brasília. Os menores de 18 anos que fizeram o Enem só para fins exclusivos de autoavaliação, os treineiros, terão os resultados divulgados em 60 dias, conforme previsto em edital. 

Aplicações

A última edição do Exame Nacional do Ensino Médio foi feita em duas estapas porque muitas escolas que seriam locais de provas para os feras foram ocupadas durante os protestos contra a PEC 55 - que limita os investimentos em educação, saúde e assistência social por 20 anos - e contra a Reforma do Ensino Médio.

Do Ne10
https://syndication.exdynsrv.com/splash.php?idzone=2574917