Reconhecendo prazo apertado, Governo resolve adiar pagamento do IPVA

O governador Paulo Câmara se reuniu hoje (8) com o secretário da Fazenda do Estado, Marcelo Barros, resultando no adiamento do pagamento do IPVA, que seria em janeiro de 2017, para o mês de fevereiro. De acordo com o anúncio de hoje, foi mantido o pagamento da parcela única com o desconto ampliado de 5% para 7%. A notícia dada ontem não repercutiu bem, haja vista o aviso praticamente em cima da hora.

Leia Mais

Governo de Pernambuco antecipa pagamento do IPVA para janeiro


De acordo com a nota divulgada pelo governo do Estado, o objetivo foi o de permitir que o contribuinte possa planejar melhor seus pagamentos no início do ano, e reconheceu que o prazo de apenas um mês entre anúncio e o pagamento da taxa foi muito curto. 

Ainda de acordo com o governador, 50% dos recursos obtidos com o IPVA são repassados para os municípios. “Foi uma forma que encontramos de também ajudar os municípios pernambucanos, neste início de 2017. A crise econômica nacional tem levado muitas prefeituras a suspenderem, por exemplo, serviços de saúde, o trabalho de combate às arboviroses. A antecipação desse dinheiro chegará num momento importante”, argumentou Paulo.

O que também sofreu uma redução foi o valor do próprio IPVA em 2017: dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (FIPE), mostram que o valor venal dos veículos caiu 3,8% em 2016 em comparação com 2015.  No caso dos automóveis, a redução foi de 4,5%. Já para caminhões, o preço diminuiu, em média, 6,3%.  O valor do IPVA ficará menor porque ele tem como base os preços divulgados na Tabela FIPE.




https://syndication.exdynsrv.com/splash.php?idzone=2574917