Luto em Chapecó preocupa futebol, educação e indústria, diz prefeito

O acidente envolvendo a Chapecoense matou 71 pessoas, acabou com os sonhos de um time e abalou toda uma cidade. O luto oficial vai até o fim do mês, mas promete durar bem mais que isso. Depois de todas as dores, cerimônias e reverências, Chapecó se planeja para crescer e se preocupa com a retomada da autoestima da população. Em entrevista ao UOL Esporte, o prefeito Luciano Buligon diz temer que a tragédia passe do futebol e atinja a indústria e a educação da região.

"Estamos projetando uma campanha para o ano que vem, conversando sobre atividades possíveis com setores empresariais. Ainda não temos dados de desempenho escolar, mas dizem que cidades que passaram por traumas têm queda em desempenho nas escolas e nas indústrias. Todos nós estamos atentos a isso. Confesso que nunca vi a autoestima tão baixa", disse Buligon, em um papo de quase uma hora com a reportagem.

O prefeito do PSB não viajou com o time por um acaso – estava na lista de passageiros, mas teve um compromisso político e desistiu do voo. Na esteira dos acontecimentos, teve contato com outras cidades que viveram dramas coletivos como o de Chapecó. Procurou auxílio em Blumenau-SC, devastada por enchentes na última década, e Turim, que viu o avião com o time do Torino chocar-se contra um monumento da cidade em 1949.

"Queremos uma mobilização comunitária. Temos aqui atividades nas comunidades durante fins de semana. Vamos levar jogadores lá. Trazer atividades lúdicas como canto. A gente pretende fazer isso todo fim de semana em determinados pontos centrais, fechar as ruas e convidar a comunidade. Basquete de rua, futebol. Levar som, banda, levar nossa cultura e secretaria. E que possamos acompanhar as famílias. Esse fio de vida que a gente está tendo com Rafael e os três jogadores. A gente pretende que eles venham para cá, que possam ser protagonistas desse novo momento", disse Buligon.

De Uol

http://t.dynad.net/pc/?dc=5550001892;ord=1481741246038
https://syndication.exdynsrv.com/splash.php?idzone=2574917