Obama diz que ficou surpreso com vitória de Trump nas eleições dos EUA


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje (15) que ficou surpreso com o resultado da eleições norte-americanas, que deram ao republicano Donald Trump, o direito de suceder Obama no cargo mais importante do mundo. Na Grécia, onde faz sua última viagem à Europa antes de deixar a presidência, Obama também afirmou que "o medo dos norte americano depois de uma crise longa" ajudou a eleger Trump. As informações são da Agência Ansa. 

" A agenda dos meus oito anos de governo na Casa Branca mirava, justamente, enfrentar os medos, as ânsias dos cidadãos norte-americanos depois de uma longa crise. E, justamente essas ânsias, alimentaram o fenômeno Donald Trump e os republicanos no Congresso passaram muito tempo não me ajudando a enfrentar", disse Obama.

De acordo com o presidente, o sentimentos de "raiva, frustração e desigualdades econômicas" geram populismos. "A lição que levo é que primeiro precisamos enfrentar essas desigualdades e estes medos para que no futuro menos se alimentem os populismos." concluiu Obama.

Após reunião com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, Obama defendeu que os credores diminuam o débito do país e criticou as regras de austeridade impostas à Grécia. "Os credores não podem exigir a austeridade como estratégia, pois é preciso ir por uma estrada de um duradouro crescimento econômico", disse.

Da Agência Brasil
Obama diz que ficou surpreso com vitória de Trump nas eleições dos EUA Obama diz que ficou surpreso com vitória de Trump nas eleições dos EUA Reviewed by Wagner Santos on novembro 15, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.