Instituições financeiras esperam corte de 0,25 ponto percentual na Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anuncia hoje (30), após as 18h20, decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa de instituições financeiras pesquisas pelo BC é de novo corte de 0,25 ponto percentual, nesta última reunião do Copom este ano.

Atualmente, a Selic está em 14% ao ano, após o corte de 0,25 de ponto percentual no mês passado. Essa foi a primeira redução da Selic em quatro anos.

O principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação é a taxa básica de juros, usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação. Quando mantém a taxa, o Copom considera que ajustes anteriores foram suficientes para alcançar o objetivo de controlar a inflação.

Da Agência Brasil

Instituições financeiras esperam corte de 0,25 ponto percentual na Selic Instituições financeiras esperam corte de 0,25 ponto percentual na Selic Reviewed by Wagner Santos on novembro 30, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.