Cais do Sertão está fechado e funcionários alegam falta de pagamento


Funcionários do Museu Cais do Sertão paralisaram as atividades nesta terça-feira (22), como forma de protesto por atraso nos salários, que não teriam sido pagos neste mês. A Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo), responsável por fazer o repasse de verbas que mantêm a instituição para a Fundação Gilberto Freyre, não realiza os pagamentos desde julho. De acordo com um funcionário do museu dedicado à cultura nordestina e à obra de Luiz Gonzaga, os honorários têm sido retirados dos recursos da Fundação. O atraso não foi confirmado nem desmentido pelo órgão.

Procurada pelo Viver, a Empetur afirmou, por e-mail, que "O Governo de Pernambuco está atento à situação do Cais do Sertão, um dos principais museus do Brasil, e tem se esforçado para cumprir com todos os pagamentos na data acordada. A intenção é começar tentar regularizar a situação até o final desta semana para a reabertura do equipamento no menor espaço de tempo possível".

O Cais do Sertão normalmente funciona entre as 9h e 15h de terça-feira a domingo. A reportagem telefonou para a instituição no fim da manhã desta terça-feira e confirmou que o local está fechado. O motivo apontado para a interrupção das atividades foram problemas técnicos. Os funcionários dos setores educativo, recepção e de operações, de acordo com os profissionais parados, neste mês só tiveram acesso aos auxílios de refeição e transporte, que estavam sendo retirados do dinheiro captado pela bilheteria do local.

Em julho, a energia do estabelecimento foi cortada temporariamente por falta de pagamento. Eram um total de cinco contas de luz em aberto, sendo duas do ano passado e três deste ano. A energia foi reestabelecida no final da tarde do dia seguinte após o museu passar um dia inteiro fechado.

O ESPAÇO

O Cais do Sertão, inaugurado em 2014, está situado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Marco Zero. Em janeiro, foi anunciado o lançamento de um edital de ampliação das instalações, que devem ganhar auditório, salas de exposição, restaurante, entre outros ambientes. Os ingressos para o Cais do Sertão custam R$ 8 e R$ 4 (meia). Às quintas-feiras, a entrada é gratuita.

De Diário de Pernambuco 
Cais do Sertão está fechado e funcionários alegam falta de pagamento Cais do Sertão está fechado e funcionários alegam falta de pagamento Reviewed by Wagner Santos on novembro 22, 2016 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.